29.12.06

Festival Eurovisão - Os primeiros anos de Portugal

1964 - António Calvário - Oração

António Calvário atingiu um dos momentos mais altos da sua carreira, ao ser o primeiro representante de Portugal no Festival da Canção da Eurovisão, realizado em Copenhaga, Dinamarca. Foi a primeira participação de Portugal no Festival Eurovisão da Canção (9ª edição), que infelizmente não correu da melhor forma.

Este festival foi marcado por um protesto político depois da participação suíça, quando um homem entrou em palco e exibiu um cartaz a protestar contra Francisco Franco e António de Oliveira Salazar, cartaz esse que dizia "Boicotem Franco e Salazar". Enquanto isto se passava, os espectadores viram um quadro de votações, depois do homem ser retirado a competição continuou sem mais sobressaltos.
O cantor português António Calvário foi alvo de assobios, não pela qualidade da canção, mas por causa da ditadura de Salazar que então governava o país.

Portugal ficou com zero pontos, mais por motivos de ordem política que por razões de natureza artística.


1965 - Simone de Oliveira - Sol de Inverno



O 10º Festival Eurovisão da Canção realizou-se a 20 de Março de 1965 em Nápoles, na Itália, que foi ganho pela cantora francesa France Gall que representou Luxemburgo, com a canção "Poupée de cire, poupée de son". Portugal ficou em 13º lugar com apenas 1 ponto.


1966 - Madalena Iglésias - Ele e ela



Foi o 11º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se a 5 Março de 1966 em Luxemburgo, que foi ganho pelo representante da televisão austríaca (ORF) Udo Jürgens com a canção "Merci, Chérie".

A participação de Madalena Iglésias no Festival da Eurovisão era a concretização de um sonho. E a sua interpretação correu muito bem. Vestida de branco, a cantora portuguesa demonstrou à Europa que tinha uma bela voz e ofereceu uma interpretação muito segura e bem concretizada, mas uma vez mais, os jurados europeus não se renderam à canção portuguesa. Novamente o 13º lugar para Portugal, mas desta vez com 6 pontos.


1967 - Eduardo Nascimento - O vento mudou



O 12º Festival Eurovisão da Canção realizou-se a 8 de Abril de 1967 em Viena, Áustria. A grande vencedora do evento foi Sandie Shaw que representou o Reino Unido com a canção "Puppet on a string". Portugal ficou colocado no 12º lugar com 3 pontos.


1968 - Carlos Mendes - Verão



Na 13ª edição do Festival Eurovisão da Canção, realizado a 6 de Abril de 1968 em Londres, Carlos Mendes alcançou o 11º lugar com 5 pontos.


1969 - Simone de Oliveira - Desfolhada



O Festival Eurovisão da Canção de 1969 foi o 14º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se em 20 de Março de 1969 em Madrid. Simone de Oliveira ficou na penúltima posição (15º lugar) com 4 pontos.

O Festival terminou com um empate entre quatro intérpretes: Salomé que representou a Espanha com a canção "Vivo cantando", Lulu que representou o Reino Unido, com a canção "Boom Bang-a-bang", Lenny Kuhr que representou os Países Baixos com a canção "De Troubadour" e Frida Boccaraque representou a França com a canção "Un jour, un enfant".

Este foi o primeiro Festival Eurovisão da Canção em que ocorreu um empate no 1º lugar, com 4 países obtendo 18 pontos. O problema foi que na época não havia uma regra em caso de empate, e então os quatro países foram declarados vencedores. Isto causou um problema com as medalhas entregues aos vencedores não serem suficientes para todos. Muitos países ficaram irritados com o sistema de votação, levando à sua desistência no ano seguinte, acusando-o de favorecer os grandes países.

(continua..)

Sem comentários:

 

eXTReMe Tracker